Dia nacional da televisão: mais de 60 anos de história

Para quem não conhece, Santa Clara é a padroeira da televisão.  Falecida no dia 11 de agosto de 1253, a data foi escolhida para comemorar o dia nacional da TV, antecipando a comemoração mundial e de muitos outros países que acontece no dia 21 de novembro.

Há mais de 60 anos a TV chegava ao Brasil e como num estalar dedos acompanhamos todas as suas fases, transformações e momentos que marcaram vidas, gerações e histórias de milhares de brasileiros. Hoje, ao olhar para o passado nos deparamos entrelaçados com o desenvolvimento nacional através da telinha, que foram evoluindo ao longo do tempo, se aperfeiçoando e ganhando cada vez mais espaço no cotidiano da sociedade brasileira.

Quem não tem uma história para contar sobre um momento marcante visto na TV? Reportagens especiais, coberturas de grandes eventos, guerras, links ao vivo, momentos alegres e tristes, felizes e trágicos foram transmitidos pela televisão e chegaram em milhares de lares espalhados pelo país. Quantas emoções não foram sentidas nas inúmeras telenovelas transmitidas ao longo de todo esse tempo? Como esquecer de personagens marcantes nos filmes, séries e seriados ou de personagens reais mostrados nos telejornais?

A televisão brasileira está recheada de história e de pessoas que colaboraram na construção das inúmeras possibilidades de produtos e projetos que assistimos. Imparcial ou não, tendenciosa ou não, a televisão, ainda sim, não perde o seu brilho e não deixa de ser um dos meios que mais estão presentes na casa das pessoas levando conhecimento, informações e entretenimento para os quatro cantos do Brasil.

As mudanças na televisão foram significativas. Do analógico para o digital, do maior nível de interatividade do conteúdo com o público, da utilização das ferramentas digitais – com chegada do computador e da internet -, a televisão busca reinventar-se para além de sua tela, de sua estrutura fixa e compreendo o novo público do século XXI e da era tecnológica digital e informatizada.