Estudantes de jornalismo da UFCA participam do Intercom Nordeste 2015

A edição regional nordeste do Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) 2015, foi sediada na capital do Rio Grande do Norte, Natal. O evento que contou com a participação de estudantes, pesquisadores e professores nas diversas áreas da comunicação, entre os dias 2 a 4 de julho na UnP (Universidade Potiguar), recebeu os estudantes cearenses da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Representantes de todos os semestres do curso de jornalismo, do primeiro ao último semestre, estavam presentes no evento, assim como uma grande diversidade de temas que foram abordados em cada uma das apresentações. Da ética jornalística, passando pelo machismo representado nos cordéis, das produções da revista “Caracteres” na disciplina de Laboratório de Impresso, sobre a mulher no candomblé, folkcomunicação e das pesquisas sobre a interatividade e a visibilidade do telejornal nas redes sociais, foi possível encontrar o Cariri sendo representado no Intercom Nordeste.

É fundamental perceber o aumento no número de participação dos estudantes nesse tipo de evento. O interesse pela pesquisa no curso de jornalismo da UFCA vem crescendo a cada turma que inicia sua vida acadêmica na instituição. E esse processo impacta diretamente no modo como cada estudante estabelece sua trajetória no decorrer dos quatro anos de curso. As diferentes pesquisas também demonstram os variados campos de interesses dos alunos dentro da área do Jornalismo e da Comunicação Social.

O evento busca dialogar e transitar entre as múltiplas possibilidades que o campo das ciências da comunicação abrange. Além da apresentação dos trabalhos dos estudantes, pesquisadores e professores, palestras, mesas redondas, oficinas e minucursos estavam na programação com diversas abordagens. A abertura teve como temática “Mídia e Sociedade do espetáculo: as tênues fronteiras entre ficção e realidade” com o Profº Felipe Pena, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro.